Educação Adventista ganha destaque na Revista Veja


A Revista Veja do dia 12/09 publicou ampla matéria sobre o Colégio Adventista.
Com destaque para o fenômeno de crescimento de 37% na última década, a revista apontou vários motivos que faz as Escolas Adventistas estarem entre as melhores do país. De acordo com a revista, grande parte dos pais que procuram as Escolas Adventista estão procurando uma instituição que trabalhe com seus filhos valores éticos, morais e cristãos (ainda que eles próprios não sejam seguidores de nenhuma religião).
Outro motivo que tem levado os pais a procurarem as Escolas Adventistas é o convívio e a importância que se dá a natureza, por meio de atividades desenvolvidas com os alunos, como por exemplo, o plantio de hortaliças nas dependências da instituição.
O que também agrada os pais de todos os credos, segundo a revista, são as regras conservadoras ali aplicadas, entre elas a proibição de brincos e colares, para meninas, e cabelo comprido, para os meninos. Em depoimento à Revista Veja a senhora Vanda Balestra, mãe de aluna, declarou: “Quero minha filha num ambiente onde se cultivem a disciplina e os bons hábitos”.
Além de acompanhar o currículo do MEC, dois fatores diferenciam a Escola Adventista das demais: As aulas de ensino religioso, que acontecem desde o ensino infantil, onde as crianças de quatro anos já aprendem cânticos como “A Bíblia é palavra de vida / Um canto de amor que Deus escreveu para mim”. Outra diferença aparece nas aulas de ciências e história, nas quais os estudantes têm a visão criacionista do mundo, segundo a qual homens e animais foram criados por Deus, conforme mostra a Bíblia. A Veja revela que em alguns estados norte americanos, ainda hoje o criacionismo predomina – e Darwin é banido do currículo, mas no caso dos Colégios Adventistas brasileiros, as crianças aprendem as duas versões. A justificativa é que, apesar de deixar claro a visão da Educação Adventista sobre o criacionismo, o aluno tem a chance de conhecer os dois lados, pois o vestibular vai exigir o conhecimento sobre a teoria da evolução de Charles Darwin.

Nota:
É um erro pensar que a teoria de Charles Darwin é algo cientificamente comprovado e incontestável. As estudarmos a história vamos ver que nem mesmo o próprio Darwin, no final de sua vida, tinha total convicção da sua teoria. A teoria do criacionismo, no entanto, nos mostra muitas evidências da criação do mundo como nos conta o livro de Gênesis. Apesar de a mídia dar muita ênfase ao evolucionismo, o criacionismo é uma teoria científica defendida por muitos cientistas ao redor do mundo. Aliás, cerca de 50% dos cientistas, mesmo os que não crêem em Deus, apóiam a idéia da criação do mundo por uma “força” superior, como a teoria do designer inteligente”

Comentários